quarta-feira, 26 de agosto de 2009

aula de geografia dia 26/08/2009

Sudeste: organização atual do espaço.
A organização do espaço do Sudeste é caracterizada pela grande concentração econômica e pelo elevado grau de urbanização.
A concentração industrial no Sudeste estimulou o crescimento econômico não só do setor secundário,mas também dos se tores primário e terciário.
A desconcentração industrial no Sudeste
Nas ultimas décadas,tem ocorrido,igualmente,uma desconcentração industrial interna isto é,algumas empresas estão deixando áreas industriais tracionais e pioneiras do Sudeste e mudando-se para outras áreas dentro dessa região.
A economia do Sudeste
O sudeste é a região mais industrializada do país e conta com uma agropecuária moderna,mas o setor terciário é o responsável pela maior parte da geração de renda.O sudeste de 1985 a 2003 ele foi a região brasileira que menos cresceu.apesar disso o Sudeste continua sendo a região mais importante do país,do ponto de vista econõmico.
Os tecnopolos
No Sudeste encontramos os principais tecnopolos ou centros de alta tecnologia do Brasil.Esses pólos correspondem ás áreas onde se consentram centros de pesquisas científica tecnológica. Como as universidades e os instituto de pesquisa.
O espaço agrário do Sudeste
A agropecuária do Sudeste tem muita importância na economia regional e nacional grande parte da região é abrangida pela agropecuária mais modernizada.
A pecuária
Grande parte das atividades pecuárias no Sudeste se desenvolve de forma intensiva,com espécies selecionadas e vacinadas,garantido alta produtividade.
O extrativismo
A atividade extrativa do Sudeste baseia-se principalmente na extração de recursos minerais.
Petróleo
O Rio de Janeiro é o estado cuja Plataforma Continental responde por cerca de 80% de todo o petróleo produzido no país.
Minério de ferro
No Sudeste o minério de ferro é encontrado no estado de Minas Gerais.